Você sabe como é feita a cerimônia de cremação? Poucos sabem, mas a cerimônia de cremação já era costume nas épocas antigas, onde a sociedade já cremava os falecidos como um ritual de purificação. O tempo passou e hoje em dia, o cerimonial de cremação evoluiu, tornando os crematórios mais modernos, ecológicos e higiênicos.
Mas, como é feita a cerimônia de cremação? Continue a leitura e fique por dentro do assunto.
O cerimonial
Importante: Antes de mais nada, para a cerimônia acontecer, os restos mortais de uma pessoa somente podem ser levados à cremação, no mínimo, 24 horas após o falecimento. Antes desse período, a execução do processo é proibida. Veja abaixo a diferença entre os dois tipos de mortes:
Morte Natural – Após o óbito, os familiares realizam uma cerimônia de despedida. Em seguida, o corpo fica em uma câmara fria por, no mínimo, 24 horas.
Morte violenta – No caso de mortes violentas, esse tempo pode ser maior, até que a investigação seja encerrada. Somente um delegado ou um responsável pelo caso é quem pode liberar a cremação.
Passado o tempo determinado para o velório, a urna mortuária é fechada e em seguida levada para a cerimônia de cremação. Os familiares não podem acompanhar esse processo.
Após o velório, os seguintes passos devem ser seguidos para o cerimonial:
- Até a colocação do caixão no forno, o corpo é mantido resfriado em geladeira, podendo ser conservado por até 30 dias.
- Na cremação, todos os pinos e metais são retirados para entrar no crematório. Esse processo ocorre para evitar a contaminação das cinzas.
- O crematório possui duas câmaras, onde na primeira o corpo é cremado e, na segunda, os gases resultantes são filtrados e processados, garantindo que o meio ambiente não seja prejudicado.
- O corpo é cremado individualmente no forno a 900 graus centígrados e o processo dura entre 1 hora e meia e 3 horas.
- Os restos ou fragmentos, são reduzidos através de máquinas específicas que fazem uma espécie de trituração. Após a cremação, são depositados em um recipiente que facilita o transporte.
- Após todo o processo de cremação, a família deve escolher uma urna para cinzas, para que as cinzas sejam depositadas.
É importante frisar que para a cremação ocorrer é necessário a apresentação de alguns documentos, como: atestado de óbito (assinado por dois médicos) ou por um médico legista com o CRM de ambos, a declaração de vontade assinada, ainda em vida, pelo ente querido ou pelo representante legal, cópia simples do RG, CPF do falecido e do responsável.
Transforme as cinzas do ente querido em lindos diamantes
Além de guardar as cinzas com muito carinho e aspergi-las ao mar, uma grande tendência é transformar as cinzas do ente querido em um lindo diamante.
Também conhecidas como diamantes in memoriam, essas pedras preciosas são concebidas a partir de máquinas que, em um procedimento complexo, simulam o mesmo processo que origina os diamantes naturais, que se dá através de profundidade e pressão.
Daí você deve estar se perguntando: como é possível a elaboração de diamantes através das cinzas? A resposta está no carbono, presente em abundância no corpo humano.
Veja mais notícias em nosso site.