A cremação é um processo antigo, bastante usado nas antigas civilizações. Era considerado um destino nobre aos mortos e fazia parte do cotidiano da população.
Com o passar do tempo, a cremação se tornou cada vez mais viável devido ao seu processo ecológico que não agride a natureza. Além de diminuir os impactos ambientais, a cremação é uma alternativa bastante econômica.
Mas, como funciona o processo de cremação?
No Brasil, para que ocorra a cremação, existem alguns pré-requisitos que devem ser seguidos. Entre eles estão:
Declaração de vontade
Em vida – a pessoa precisa provar em cartório, através de um registro chamado “Declaração de Vontade”, o desejo de ser cremada. A Declaração de Vontade deve ser autenticada e possuir assinatura de três testemunhas para que seja válida.
Após a morte – é necessário que o parente de primeiro grau requisite o serviço, como: o cônjuge, pais, filhos e irmãos, maiores de 18 anos.
Em qualquer um dos casos é obrigatória a assinatura de dois médicos na declaração de óbito para realizar a cremação.
Cerimônia de despedida
Para a cerimônia acontecer, os restos mortais de uma pessoa somente podem ser levados à cremação, no mínimo, 24 horas após o falecimento. Antes desse período, a execução do processo é proibida. Veja abaixo a diferença entre os tipos de mortes:
Morte Natural – Após o óbito, os familiares realizam uma cerimônia de despedida. Em seguida, o corpo fica em uma câmara fria por, no mínimo, 24 horas.
Morte violenta – No caso de mortes violentas, esse tempo pode ser maior, até que a investigação seja encerrada. Somente um delegado ou um responsável pelo caso é quem pode liberar a cremação.
Passado o tempo determinado para o velório, a urna mortuária é fechada e em seguida levada para a cerimônia de cremação. Os familiares não podem acompanhar esse processo.
Passa a passo da cremação
A cremação pode ser realizada em algumas horas ou dias depois do velório. Até a colocação do caixão no forno, o corpo é mantido resfriado em geladeira, podendo ser conservado por até 30 dias.
Para entrar no crematório, todos os pinos e metais são retirados do corpo. Esse processo ocorre para evitar a contaminação das cinzas.
Após a retirada dos pinos e metais, o corpo é cremado individualmente no forno em uma temperatura de 850ºC a 1.200ºC graus centígrados e o processo dura entre 1 hora e meia e 3 horas.
Os restos ou fragmentos, são reduzidos através de máquinas específicas que fazem uma espécie de trituração. Após a cremação, são depositados em um recipiente que facilita o transporte.
Após todo o processo de cremação, a família deve escolher uma urna para cinzas, para que as cinzas sejam depositadas e entregues aos familiares.
Documentos solicitados:
Atestado de óbito (assinado por dois médicos) ou por um médico legista com o CRM de ambos, a declaração de vontade assinada, ainda em vida, pelo ente querido ou pelo representante legal, cópia simples do RG, CPF do falecido e do responsável.
Veja mais notícias em nosso site.